segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Restauração TV Philco-Ford anos 70

Olá, recentemente estive envolvido num projeto familiar bem interessante.

Muitas pessoas podem não entender o porque restaurar uma TV antiga, com mais de 40 anos, já que as televisões hoje, modernas, fininhas, com grande resolução/qualidade de imagens estão no mercado com um custo relativamente baixo, e que com cartão/crediário possibilita todos a comprar uma TV nova.

Justamente porque esta televisão significa muito para as pessoas que a possuem.

Ela faz parte da história de uma família, quando comprar uma televisão era tão difícil quanto comprar um carro.

No caso esta TV Philco-Ford foi a segunda televisão da família... ainda em preto e branco. Foi aposentada na década de 80 por problemas na imagem e na ocasião da compra de uma TV nova, para assistir a copa de 82 a cores.

 No mês de junho agora, fui fazer uma visita a avó de minha namorada e São Caetano. Estávamos sentado na sala conversando e tentando assistir à TV (a de 1982 .... Uma Sharp...) que estava com problemas na imagem, necessitando de "batidas" para que a imagem firmasse.

 Após alguns minutos de conversa sobre o estado da televisão atual, a avó apresentou-me a TV Philco-Ford (Imagem 1) dizendo: "isto aqui é móvel!" Isto me marcou, pois lembrei que nossa primeira televisão em casa foi uma parecida, só que já era colorida. Lembro-me dos esforços para comprá-la e dos cuidados na sua utilização ... como ligar e esperar esquentar para ver as imagens ....

Imagem 1: TV Philco-Ford
 Ela perguntou se era possível arrumar a televisão antiga, pois ela gostava bastante dela.

 Comentei que certamente não seria possível arrumá-la, mas seria possível colocar uma TV nova dentro dela, aproveitando o "móvel" e dando uma vida nova à TV antiga.

 Certamente isto é possível, como poderão acompanhar :)

 No feriado do dia 9 de julho a televisão chegou à São Carlos para que pudéssemos operacionalizar o transplante.

 Assim que ela chegou, analisamos cuidadosamente a TV, para ver a melhor alternativa a ser tomada a fim de chegar a um resultado final que suprisse a expectativa da Vó.

 Verificou-se que a madeira estava um pouco opaca (anos de uso) os botões encardidos, pó para todo o lado ....

 Após a análise, começamos a cirurgia, no caso, teríamos que remover a tela e os demais componentes para permitir a instalação da nova TV.

 Para isto, utilizamos algumas ferramentas de extrema precisão, como podem observar na Imagem 2.

Imagem 2: Ferramentas cirúrgicas

Interessante que para ter acesso aos componentes internos é muito fácil, basta girar as travas localizadas na caixa de madeira. Sem parafuso, muito rápido e prático, como podem observar na Imagem 3.

Imagem 3: abrindo a televisão
Após a remoção da capa traseira, verificou-se o conteúdo interno ....circuitos interessantes como podem verificar nas imagens 4 e 5.

Imagem 4: Vista traseira interna

Imagem 5: Vista lateral interna

 Com muito cuidado e utilizando as ferramentas de precisão mostradas na Imagem 2, procedeu-se a remoção das peças. O resultado após algumas horas de trabalho está mostrado nas Imagens 6 e 7:


Imagem 6: Televisão desmontada visão traseira

Imagem 7: Televisão desmontada frontal
 Só lembrando que a Televisão não tinha mais como ser arrumada, e a proprietária estava ciente que seria instalada uma nova Televisão dentro ....

 Optou-se por manter o mecanismo seletor de canal, bem como de ajustes a fim de manter a originalidade. Apesar de não terem mais função, cumprem o papel de manter os buracos fechados :)

 Interessante que durante a desmontagem verificou-se um papel dentro da televisão. Nada mais, nada menos que a ficha de controle de produção do móvel que abriga a televisão (Imagem 8)!


Imagem 8: Ficha do móvel
 Após esta complexa cirurgia exploratória, começaram-se os preparativos para a caça da televisão que pudesse ser enxertada na Philco-Ford.

 Mede daqui, mede de lá, até chegar a um molde do nicho (Imagens 9 e 10).

Imagem 9: medindo para se obter o molde
Imagem 10: Molde de papelão do nicho

A ideia é de que com o molde em mãos, ir até uma loja de eletroeletrônicos e encontrar uma TV que encaixasse nele.

Este molde foi feito utilizando-se as medidas obtidas da televisão e marcando-as em um papelão que encontramos. Após isto, cortou-se o papelão e o molde estava pronto.

 Com o molde em mãos, fomos ao Extra de São Carlos, localizado no Shopping Iguatemi.

Não precisa nem comentar que pode parecer estranho pessoas adentrando ao local com um pedaço de papelão nas mãos. Acreditem, ninguém veio falar nada, nem quando estávamos com o pedaço de papelão cobrindo as televisões (a fim de testar o tamanho).

 Além de caber no nicho, a televisão a ser selecionada deveria seguir a mais alguns requisitos:
  • Ter botões na parte frontal
  • Poder se operada por pessoas de mais idade
  • Ter um formato regular
  A seleção foi bem difícil, ora as televisões/monitores não se encaixavam no quesito "tamanho", ora os botões estavam na parte inferior, ora na lateral....

 Coloca molde daqui, mede dali, chegamos a um modelo que se enquadrava quase que completamente no projeto, o Monitor TV LED LG M2280A.

 Com o modelo selecionado, retornamos à casa, e procuramos na internet um local para comprar, com o preço mais em conta. No caso compramos na Livraria Saraiva.

 Daí foi aguardar a entrega para poder prosseguir com o projeto...

 dias depois...

 Opa, chegou a televisão (Imagem 11)! Agora voltamos ao projeto.

Imagem 11: Monitor LED TV LG M2280A
 Antes de mais nada fizemos um teste geral com a televisão. Muito boa a qualidade da imagem/cores, o tempo de resposta, o som ... enfim ... mesmo para se ter em casa (fora de uma Ford-Philco) é uma boa pedida :)

 Após os testes para verificar a curiosidade natural de toda compra, voltamos realmente ao projeto. Basicamente tínhamos que projetar uma maneira de mantê-la dentro da caixa na posição da antiga tela.

 Para isto haveria duas possibilidades:
  1. Comprar um suporte de TV e adaptá-lo dentro da caixa
  2. Construir um suporte
 Estas possibilidades são viáveis desde que a televisão possua os locais para fixação, no caso da TV LG tem :) (Imagem 12)

Imagem 12: detalhe dos locais para fixação do suporte

Fomos atrás da primeira opção. Quando verificamos o preço de suportes prontos logo desistimos.

 Isto porque estavam na faixa de quase R$ 100,00. Além de comprá-los, teríamos que "adaptá-lo", ou seja, certamente iríamos modificá-lo tanto que não compensaria o investimento.

 Com isto, partimos para a outra alternativa...

 Para fazer o dito suporte, obtivemos as medidas de centro de centro dos parafusos da televisão, testamos alguns parafusos que tínhamos nas "latinhas"... e com uma chapa de Aço Inox, uma furadeira, chegamos ao resultado :) (Imagem 13)

Imagem 13: suporte da TV em aço Inox

Com o suporte pronto, fizemos alguns testes de ancoragem a fim de testar a fixação da televisão e a posterior fixação do suporte da TV ao suporte de fixação na caixa.

 Isto porque soldamos três parafusos na chapa a fim de fixá-lo no suporte da caixa.

 Para evitar o perigo de riscar a televisão, utilizamos fita crepe para simular a "solda" e assim o suporte foi fixado e testado, como podem verificar nas imagens 14 e 15.

Imagem 14: Fita nos parafusos simulando solta e proteção
Imagem 15: testando o suporte
  Na Imagem 15 verifica-se que existirão 3 parafusos que serão responsáveis pela fixação do suporte da televisão à caixa da Philco-Ford e os outros 4 fixarão o suporte de aço inox à televisão.

 Agora veio outra parte complicada ... o projeto e construção de um suporte para fixar a televisão à caixa ...

 Mede daqui, mede dali, rascunha acolá, chegamos a conclusão de que seria necessário uma barra horizontal (principal) e uma na vertical (secundária). A barra secundária visa evitar que a televisão faça o movimento de entrar para dentro da caixa caso seja operada nos botões dela.

 Chegou-se a conclusão de que seria importante a instalação de tacos de madeira nos locais de fixação dos suportes a fim de receberem os parafusos. Isto porque o "móvel" da televisão possui uma fina camada de "aglomerado", e se colocar parafusos diretamente é capaz que não fixe adequadamente, além de ter o risco de varar a caixa danificando a fórmica original.

 Após projetado, executou-se a construção do referido suporte ... utilizou-se ferro chato, furadeira, fresa.... O resultado final pode ser visto na Imagem 16.

Imagem 16: suporte da caixa
  Com o suporte pronto, partimos aos testes. Primeiro fora da caixa para ver se estava tudo nos conformes (Imagem 17)

Imagem 17: teste dos suportes
Após este teste, partimos para o teste oficial, colocando a televisão na caixa, com tudo que tem direito.

 Este procedimento foi feito no seguintes passos:
  1. Posicionou a televisão Philco-Ford de tal forma que a tela ficasse em cima da mesa, assim é possível posicionar a TV LG facilmente na posição adequada.
  2. Colocou dentro da caixa a TV LG com o suporte em Inox já aparafusado
  3. Colocaram-se os suportes da caixa
  4. Prenderam os suportes com grampos de marceneiros
  5. Girou a televisão para a posição vertical (original)
  Bingo! Já era possível verificar a televisão LG dentro da Philco-Ford. Porém verificamos alguns detalhes importantes:
  1. A tela da antiga Philco-Ford era mais arredondada
  2. A tela atual é retangular
Com isto teríamos que achar uma forma de preencher os cantos curvos a fim de não parecer uma adaptação grosseira.

 Conversa de lá, planeja de cá, mede daqui, simula dali, chegamos a conclusão de que era necessário confeccionar uma nova máscara para a televisão. Esta máscara seria colada em cima da máscara antiga.

 Porém esta máscara não poderia tirar a originalidade da televisão Philco-Ford.

 Depois de alguns dias, chegamos a conclusão que a melhor alternativa seria a utilização de um MDF especial, com a cor Castanho.

 A construção da máscara ficou a cargo de velhos conhecidos/parceiros a Marcenaria São Domingos Sávio de Dourado/SP. Eles levaram a Philco-Ford e assim que fizeram o serviço fomos buscá-la.

  Com a televisão de volta, retornamos ao projeto. Agora, montando o conjunto na caixa com a máscara.

 Novamente, testamos a montagem com grampos de Marceneiro, pois permite ajustes finos. Estes grampos são substituídos por parafusos nos tacos.

 Nas imagens 18 a 21 verifica-se o passo-a-passo desta montagem:

Imagem 18: posicionamento da TV LG na caixa
Imagem 19: Instalação do Suporte Horizontal
Imagem 20: Instalação do Suporte Vertical
Imagem 21: Aperto/ajuste dos suportes
Depois, com muito cuidado, colocamos a televisão em pé, na posição adequada .... o resultado pode ser visto na Imagem 22 ....

Imagem 22: Teste de instalação

 Ficamos feliz com o resultado, porém faltavam alguns detalhes...

 Um deles pode ser verificado na Imagem 23. A parte de baixo da LG faz uma curva para dentro, o que acaba deixando uma parte da caixa a mostra.
Imagem 23: Detalhe da curva da TV LG evidenciando a caixa/adaptação
 Deste detalhe cuidaríamos mais tarde .... como a montagem se mostrou um sucesso, passamos a colagem dos tacos na caixa preparando par a montagem final/definitiva.

 A colagem foi feita com cola branca (semelhante à escolar), porém concentrada, que é utilizada para marcenaria.

 Aproveitaram-se os grampos para pressionar e garantir a colagem (Imagem 24)

Imagem 24: Detalhe da colagem dos tacos
Depois de alguns dias da colagem, voltamos à resolução do "pequeno detalhe". Depois de muito trabalho e de avaliar diversas possibilidades de resolução, chegamos à conclusão de que a melhor alternativa seria:

  • Instalar um sarrafinho embaixo da televisão
  • Preencher o espaço entre o sarrafo e a televisão com uma borracha
  • Instalar sobre a borracha uma fita de acabamento da mesma cor da máscara (castanho)
 Projeto feito, mãos-a-obra para executá-lo.

 Cortamos o sarrafinho na medida da televisão, fizemos uma ponta curva nele para que se encaixasse perfeitamente na caixa embaixo da televisão.

 Entre um dia e outro, conseguimos com a Marcenaria um pedaço da fita de uns 2.2cm de largura. Ideal para o projeto (Imagem 25).

Imagem 25: fita para acabamento
 Neste meio tempo, também encontramos a borracha para o preenchimento (Imagem 26). Borracha esta com 0.5cm de largura e já com cola em uma das faces.

Imagem 26: detalhe da borracha

Pois bem, após alguns testes com a televisão LG no lugar, partimos para a montagem final.

Primeiro colamos o sarrafinho na máscara (Imagem 27) utilizando a cola branca novamente.

Imagem 27: detalhe do sarrafinho

Após a secagem, colamos a borracha sobre o sarrafinho utilizando cola de madeira de contato (Imagem 28).
Imagem 28: passando cola de contato no sarrafinho e na borracha
Cola seca, é hora de montar o conjunto. Primeiro colou a borracha no sarrafinho e posteriormente, retirou-se a proteção da cola que já vem na borracha e colou-se a fita em cima dela (Imagem 29).

Imagem 29: Colagem da fita sobre a borracha
 Para finalizar o trabalho, procurou-se criar dois conjuntos de borrachas/fitas a fim de acompanhar a curvatura da televisão e assim preencher os últimos espaços disponíveis (Imagem 30).
Imagem 30: preenchimento acompanhando a curvatura da televisão
 Com tudo isto feito, era hora de parafusar definitivamente os suportes e deixar a televisão pronta para o uso.

 Ahhh, eu utilizei sim a Parafusadeira que comprei :)

 Nas imagens 31 e 32 verifica-se alguns detalhes desta fase.

Imagem 31: detalhe da fixação definitiva com parafusos
Imagem 32: detalhe do conjunto montado
 Percebe-se também na Imagem 32 que passamos um pouco de cola por toda a parte interna da caixa a fim de prolongar a vida do aglomerado original que estava esfarelando um pouco.

 A Imagem 33 mostra em detalhe a montagem: sarrafinho, borracha e fita

Imagem 33: detalhe do preenchimento inferior
 Para finalizar e dar mais um toque de "novo", providenciaram-se também:
  • Polimento das madeiras originais com Kaol
  • Polimento das peças com Kaol
  • Aplicação de cera nas madeiras
 Daí foi só correr para testá-la e ver se ao instalá-la dentro da caixa e fechá-la com a traseira original, se o som seria prejudica.

 Além disto, procurou comprar um Conversor Digital para que fosse possível utilizar todas as possibilidades/qualidades da nova televisão.

 O resultado final ficou bom? Veja vocês mesmo :)

Imagem 33: resultado final - vista frontal
Imagem 34: resultado final - vista lateral
Imagem 35: resultado final - vista traseira

 Ficamos muito feliz com o resultado. 

O som não ficou abafado, nem sofreu qualquer tipo de influência do fechamento da tampa original.

Com isto, finalizamos o projeto. Entregando-o à sua dona, que se emocionou e ficou muito, mas muito feliz com o resultado :)

Se quiser ver mais detalhes das imagens, visite o álbum do projeto.

 Trabalho neste projeto diversas pessoas, mas em especial Eu :) e o José Torres :)

 Gostaria de agradecer:






7 comentários:

  1. Parabens cara, ficou bem interessante :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana!!! Mereceu ir parar no Hack a Day! :o)

    ResponderExcluir
  3. Hack a day, logo da globo e a ferrari me trouxeram aqui. parabens ;D

    ResponderExcluir
  4. O Trabalho que vocês fizeram, é um sonho meu muito antigo, o problema maior, é encontrar a primeira tv em cores que vi, uma Philco colorscop 20" de 1973, é a versão colorida desta aí que vocês reformaram, se souberem quem tem e se está a venda, por favor me avisem.

    carloaug@ig.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabens pela iniciativa de criar esta página, trabalhei com manutenção te TV's e ainda consertei algumas a válvulas, são fascinantes... pretendo organizar uma coleção de componentes antigos de rádio e TV's, qualquer interesse na proposta, caso queira trocar componentes, estou a disposição, silva.lafaiete@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. poxa tenho uma dessa funcionado mas perdi o controle remoto, sabe onde acho?

    ResponderExcluir